terça-feira, 7 de agosto de 2007

Que mundo é esse?

Detesto quando alguém me diz "tem tanta gente pior", ou como minha mãe adora me falar "quem tá na guerra tá pior".
Porque eu sou egoísta e isso não me importa, e sim o q tá acontecendo comigo.
Mas apesar de egoísta eu nao sou insensível.
Estava eu vendo TV, mais precisamente um programa chamado Dr. 90210, no E!, q se trata de tipo um reality show de cirurgiões plásticos e suas cirurgias em Beverly Hills. Nada mais fútil, certo? Enfim, um desses médicos é um brasileiro, q morava aqui com a família miserável, um pai alcoolatra, até q uns americanos, acho q Mórmons, visitaram a casa dele, viram a situação da família e ofereceram um dinheiro ao pai dele para levar ele pro USA e cria-lo lá. O pai mais que depressa aceitou, para a sorte dele. Hoje em dia ele é um renomado cirurgião plástico em Los Angeles, casado, com dois filhos, e , obviamente, muito rico. E os pacientes dele, em sua maioria, são mulheres ricas de Beverly Hills que querem fazer lipo, colocar silicone, nose job, etc...
Bom, no programa de hoje ele foi convidado para ir até o México, durante uma semana, e ajudar uma equipe de médicos a fazer cirrgias plásticas lá, mas não somente estéticas, mas de vários tipo, de crianças a velhos, com cicatrizes, defeitos de nascença, e todo o tipo de deformação. Agora imaginem um hospital no México, com pouquíssimos recursos, mais de 100 pessoas com todos os tipos de problemas, esperando para uma avaliação, e ele tendo que dividir em cataegorias:
1 - Quem realmente necessita de cirurgia e que eles podem fazer lá com os poucos recursos que tem
2 - Até necessitam de cirurgia, mas podem esperar
3 - Sinto muito, voltem pra casa, pois por pior que seja o seu problema, vc não será operado esse ano
Ele chorou, literalmente chorou, ao ter que olhar no rosto de crianças com seus problemas "pequenos" e dizer "sinto muito, tente de novo ano que vem"
Em 5 dias eles realizaram cerca de 40 operações, mais ou menos o mesmo número que ele realiza em um mês no seu consultório em Los Angeles.
E ele se apaixonou por uma menininha, Rosalinda, que nasceu cheia de deformidades pelo corpo, e tinha os dedos das mãos e dos pés todos grudados. Ela tinha feito uma cirurgia em uma das mãos um tempo atrás e ele fez na outra mão - depois de convencer o chefe da equipe, que disse q eles não estavavam fazendo cirurgias em mãos e que o problema dela era meramente estético. E quando ele voltou pra casa e contou para a mulher dele e mostrou fotos da menina, e disse que apesar de todos os problemas ela era muito feliz. Ele chorou, e a mulher dele chorou. E eu chorei.
Porque a gente reclama tanto de nossos problemas, que é óbivo que são grandes, sem querer menosprezar os problemas de ninguém, porque eu sei o que muita gente a minha volta tá passando e já passou, e a gente vê tanta coisa que faz a gente se sentir mal.
Sei lá, é estranho. E no mesmo programa mostrou um outro cirurgião especialista em lipoescultura, que tem um carro que ele usa de segunda a quarta, um Porsche que ele usa quinta e sexta, e um jipe pro fim de semana, seu armário cheio de ternos Armani e Versace, seu Rolex de $5000,00, sua mansão, seu personal trainer, sua namorada (jurava q ele era gay), e ele rindo e falando q gosta de viver bem.
É tanta disparidade no mundo que deixa a gente speechless.
É tanta gente morrendo de fome e o governo investindo 1 bilhão de reais pra construir um estádio para o Pan.
São as enchentes matando pessoas na Índia, o calor de 40ºC na Alemanha, o derretimento das calotas polares, o aquecimento global, a guerra no Iraque, o tráfico de drogas na Colombia, o traficante da Rocinha dizendo que vai meter tiro nos prédios de São Conrado e no colégio se a polícia invadir a favela, a crise aérea no Brasil, as famílias das vítimas do acidente da TAM chorando, e da GOL, e do World Trade Center, e do atentado no teatro na Rússia, e dos soldados mortos em tantas guerras por aí, e nos assaltos nossos de todo dia...
E as mansões sendo construídas, o dinheiro sendo desviado, o desperdício de remédios que apodrecem nos estoques enquanto as pessoas morrem esperando tratamento, é a comida jogada no lixo enquanto outros morrem de fome nas ruas, é o dinheiro gasto num cinto Armani de $1100,00, enquanto a máquina de raio X no hospital do México tem mais de 40 anos...
Que mundo é esse?
Mas se a gente parar pra pensar a gente enlouquee...
E dizem que nós somos o futuro. Não sei se eu quero ser o futuro dum mundo que não tem futuro. Porque não teremos muitas gerações pela frente, pois do jeito que tá o mundo não vai durar.
A Terra tá pedindo socorro, as pessoas tão pedindo socorro, mas ninguém tá escutando... E enquanto ninguém escutar o fim só fica cada vez mais próximo.
Mas pensar dá medo. Melhor não pensar. Melhor continuar na obscuridade.
Melhor pensar que a Copa do Mundo vai ser no Brasil - é sério, se a copa for aqui, eu pego o primeiro avião e me mando até isso acabar.
A cabeça tá doendo de pensar, e como eu to com dor de cabeça há uma semana, e hj tá melhor, não quero que pior, então fico por aqui.
*
E as aulas voltaram.
2 meses pra entregar a monografia.
Me fodo aí.
*
Arrivedercci