terça-feira, 7 de agosto de 2007

Que mundo é esse?

Detesto quando alguém me diz "tem tanta gente pior", ou como minha mãe adora me falar "quem tá na guerra tá pior".
Porque eu sou egoísta e isso não me importa, e sim o q tá acontecendo comigo.
Mas apesar de egoísta eu nao sou insensível.
Estava eu vendo TV, mais precisamente um programa chamado Dr. 90210, no E!, q se trata de tipo um reality show de cirurgiões plásticos e suas cirurgias em Beverly Hills. Nada mais fútil, certo? Enfim, um desses médicos é um brasileiro, q morava aqui com a família miserável, um pai alcoolatra, até q uns americanos, acho q Mórmons, visitaram a casa dele, viram a situação da família e ofereceram um dinheiro ao pai dele para levar ele pro USA e cria-lo lá. O pai mais que depressa aceitou, para a sorte dele. Hoje em dia ele é um renomado cirurgião plástico em Los Angeles, casado, com dois filhos, e , obviamente, muito rico. E os pacientes dele, em sua maioria, são mulheres ricas de Beverly Hills que querem fazer lipo, colocar silicone, nose job, etc...
Bom, no programa de hoje ele foi convidado para ir até o México, durante uma semana, e ajudar uma equipe de médicos a fazer cirrgias plásticas lá, mas não somente estéticas, mas de vários tipo, de crianças a velhos, com cicatrizes, defeitos de nascença, e todo o tipo de deformação. Agora imaginem um hospital no México, com pouquíssimos recursos, mais de 100 pessoas com todos os tipos de problemas, esperando para uma avaliação, e ele tendo que dividir em cataegorias:
1 - Quem realmente necessita de cirurgia e que eles podem fazer lá com os poucos recursos que tem
2 - Até necessitam de cirurgia, mas podem esperar
3 - Sinto muito, voltem pra casa, pois por pior que seja o seu problema, vc não será operado esse ano
Ele chorou, literalmente chorou, ao ter que olhar no rosto de crianças com seus problemas "pequenos" e dizer "sinto muito, tente de novo ano que vem"
Em 5 dias eles realizaram cerca de 40 operações, mais ou menos o mesmo número que ele realiza em um mês no seu consultório em Los Angeles.
E ele se apaixonou por uma menininha, Rosalinda, que nasceu cheia de deformidades pelo corpo, e tinha os dedos das mãos e dos pés todos grudados. Ela tinha feito uma cirurgia em uma das mãos um tempo atrás e ele fez na outra mão - depois de convencer o chefe da equipe, que disse q eles não estavavam fazendo cirurgias em mãos e que o problema dela era meramente estético. E quando ele voltou pra casa e contou para a mulher dele e mostrou fotos da menina, e disse que apesar de todos os problemas ela era muito feliz. Ele chorou, e a mulher dele chorou. E eu chorei.
Porque a gente reclama tanto de nossos problemas, que é óbivo que são grandes, sem querer menosprezar os problemas de ninguém, porque eu sei o que muita gente a minha volta tá passando e já passou, e a gente vê tanta coisa que faz a gente se sentir mal.
Sei lá, é estranho. E no mesmo programa mostrou um outro cirurgião especialista em lipoescultura, que tem um carro que ele usa de segunda a quarta, um Porsche que ele usa quinta e sexta, e um jipe pro fim de semana, seu armário cheio de ternos Armani e Versace, seu Rolex de $5000,00, sua mansão, seu personal trainer, sua namorada (jurava q ele era gay), e ele rindo e falando q gosta de viver bem.
É tanta disparidade no mundo que deixa a gente speechless.
É tanta gente morrendo de fome e o governo investindo 1 bilhão de reais pra construir um estádio para o Pan.
São as enchentes matando pessoas na Índia, o calor de 40ºC na Alemanha, o derretimento das calotas polares, o aquecimento global, a guerra no Iraque, o tráfico de drogas na Colombia, o traficante da Rocinha dizendo que vai meter tiro nos prédios de São Conrado e no colégio se a polícia invadir a favela, a crise aérea no Brasil, as famílias das vítimas do acidente da TAM chorando, e da GOL, e do World Trade Center, e do atentado no teatro na Rússia, e dos soldados mortos em tantas guerras por aí, e nos assaltos nossos de todo dia...
E as mansões sendo construídas, o dinheiro sendo desviado, o desperdício de remédios que apodrecem nos estoques enquanto as pessoas morrem esperando tratamento, é a comida jogada no lixo enquanto outros morrem de fome nas ruas, é o dinheiro gasto num cinto Armani de $1100,00, enquanto a máquina de raio X no hospital do México tem mais de 40 anos...
Que mundo é esse?
Mas se a gente parar pra pensar a gente enlouquee...
E dizem que nós somos o futuro. Não sei se eu quero ser o futuro dum mundo que não tem futuro. Porque não teremos muitas gerações pela frente, pois do jeito que tá o mundo não vai durar.
A Terra tá pedindo socorro, as pessoas tão pedindo socorro, mas ninguém tá escutando... E enquanto ninguém escutar o fim só fica cada vez mais próximo.
Mas pensar dá medo. Melhor não pensar. Melhor continuar na obscuridade.
Melhor pensar que a Copa do Mundo vai ser no Brasil - é sério, se a copa for aqui, eu pego o primeiro avião e me mando até isso acabar.
A cabeça tá doendo de pensar, e como eu to com dor de cabeça há uma semana, e hj tá melhor, não quero que pior, então fico por aqui.
*
E as aulas voltaram.
2 meses pra entregar a monografia.
Me fodo aí.
*
Arrivedercci

5 comentários:

Anônimo disse...

É foda mesmo. Eu me acabo vendo essas coisas.
O lance nem é reclamara quando tem pessoas piores, digamos. Minha teoria é que Deus dá a cada um aquilo q a pessoa pode suportar.
O que me incomoda é exatamente essa disparidade. E a coisa só tende a piorar; se ricos são felizes e alienados nas suas mansões e seus Rolx, o povo da nossa idade resolve colocar fogo em gente de rua, porque deve ser mto divertido pra eles (nem eu, em todo o meu sadismo faria isso)
Eu não penso mais nisso, dei um tempo. Até pq eu não penso e mais nada. Mas é triste mesmo... por isso me comovi tanto ocm aquele projeto do Invisible Children, em Uganda... é foda.
E nem me fale em monografia, deixa ela lá.
bj

Anônimo disse...

entao..

achei seu blog atraves do fotolog da Thati..

impossivel nao ler seu texto e impossivel nao comentar..

concordo com a thati, alem de Deus só permitir aquilo q cada ser humano suporta, Ele é quem cuida de todas as coisas.

Mas nosso Deus é educado demais pra sair por ai invadindo a vida das pessoas, cuidado de cada um, direcionando os passos de cada um sem que essas pessoas peçam isso a Ele. É muito facil tb após tantas tragédias as pessoas questionarem onde está Deus. Deus esteve, está e sempre estará aqui, mas as pessoas so lembram disso qdo convem a elas..

nao lembram disso qdo "simplesmente" acordam, podem tomar cafe, trabalhar, estudar e fazer tantas outras coisas.

Obvio, sao casos e casos..

Mas varias coisas seriam absurdamente mais "faceis", "tranqilas" e menos "doídas" se todos lembrassem que temos alguem que é especialista em GENTE e está a todo momento pronto a nos ajudar nesse mundo..

Enfim...

Deus permite sim, várias coisas ruins ( aos nossos olhos) mas em TODAS as coisas Ele tem um plano, e a sua vontade esta ali presente, e sendo assim não há maiores problemas, pois a vontade d'Ele é sempre boa, agradavel e perfeita (Romanos 12:2) e buscando primeiramente o reino dele, tudo mais nos será acrescentado (Mateus 6:33)

É isso..

Pardon, pela invasão...

:)

ótimo dia!

NatyMeireles disse...

Ei, Fafá, bela história a deste cirurgião...pessoas como ele fazem deste mundo cão, um mundo gato!
Mas eu concordo com vc...naum quero ser o futuro disso, pq meu futuro é sem perspectiva alguma....
E a monografia, um dia a gnt vai poder dizer que naum sabe como, mas que passou por ela...rs
Amo vc!!
Bjinhos...

Unknown disse...

é minha filha.... se td mundo fizesse um pouco do q ele fez, acho q o mundo seria melhor..... mas fazer de verdade.... viajar, se dedicar, fazer o q pode pra pessoas q nao podem.....
to vendo na tv agora um casal onde a mulher ta gravida, e o bebe tava com problemas no coraçao e foi operado dentro da barriga da mae.... achei isso extremamente lindo, emocionante...
espero poder fazer um pouco pelos q nao podem.....
te amo
bjinhus

Lucas Santos disse...

Sou contra a "teoria de Deus"...

Invocamos ele como sinal de humildade, mas na verdade é a MAIOR das nossas pretensões. Uma resposta perfeita pra preencher nossas lacunas!!

Mtos fenômenos hoje considerados corriqueiros por nós já foram atribuídos a manifestações diretas de "Deus". Ele sempre surge convenientemente na falta de explicações.

-Ordo ab chaos-

Vivemos um caos flutuante, apenas nosso enfoque tacanho não nos permite vislumbrar a Eterna Mudança em toda a sua magnitude...

Tantos problemas, tanta injustiça, disparidades, extremos, desigualdades, excentricidades. Ilusão.

No próximo suspiro, tudo estará acabado. E tudo o q é e foi se extinguirá, meaningless.

Meaningless

Eis a maior ansiedade humana. A razão de todos os seus conflitos. E talvez não haja uma explicação, at all...

Deixem Deus em paz.